Associação Médica do Acre (AMAC)
  • Home
  • AMAC Saúde
  • Institucional
    • Estatuto
    • Diretoria atual
    • Galeria de presidentes
    • Comissões e departamentos
  • Especialidades
    • ANAMT-AC
  • Associe-se
    • Ficha de filiação
    • Perfil do Médico
    • Empresas parceiras
  • Comunicação
    • Notícias
    • Artigos de opinião
    • Revista Panorama Médico
  • Eventos
    • Certificados
  • Contato

Médico do Acre é destaque internacional por relacionar declínio da função pulmonar e o risco de doenças cardiovasculares

28/8/2018

 
Artigo "Declining lung function and cardiovascular risk" foi publicado no Journal of the American College of Cardiology.
O artigo de um médico do Acre ganhou espaço no Journal of the American College of Cardiology, o mais importante da cardiologia na atualidade, por conter uma informação nova para a literatura mundial: a queda rápida da função dos pulmões está associada ao aumento do risco das doenças cardiovasculares, em especial insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral.

Assinado pelo cardiologista Odilson Silvestre, o artigo "Declining lung function and cardiovascular risk" (O declínio da função pulmonar e o risco das doenças cardiovasculares), publicado nesta segunda-feira (27), assinala que começamos a perder a função de alguns órgãos a partir dos 25 anos de idade.

O processo é natural, lento e acontece com os pulmões, mas quando esse processo de "envelhecimento" dos pulmões é acelerado, há risco elevado de doença pulmonar obstrutiva crônica já na vida adulta.

Pulmões e coração estão anatomicamente e funcionalmente conectados. O papel de um interfere na função do outro. A novidade do estudo é constatar que o processo de perda da função (envelhecimento) dos pulmões impacta na saúde do coração, sendo que isso vale tanto para quem fuma quanto para quem nunca fumou. 

― Provavelmente coração e pulmões compartilham o processo de envelhecimento. Logo, quando se detecta envelhecimento acelerado nos pulmões, há o mesmo processo no coração também. Ambos órgãos perderão função precocemente e manifestarão doença, como a insuficiência cardíaca. Quando um órgão está doente, a inflamação que ali é gerada repercute no outro e causa adoecimento também. Os pulmões serviriam como órgaos-sentinela: a alteração nos pulmões seria já manifestação de insuficiência cardíaca que ainda não tinha sido detectada - explica Odilson Silvestre.

Doutor em Cardiologia pela USP, mestre em Saúde Pública e pós-doutor em Doenças Cardiovasculares pela Harvard School of Public Health e professor da Universidade Federal do Acre, Silvestre disse que a contribuição prática de seu estudo se destina especialmente aos médicos internistas, clínicos, cardiologistas e pneumologistas.

― Muitos sujeitos são acompanhadas com exames de função pulmonar (espirometria) de forma periódica. Quando se percebe a deterioração da função pulmonar, deve-se atentar para a presença ou risco alto de desenvolver doenças cardiovasculares –– acrescenta o cardiologista.

O artigo é parte da formação científica que fez na Universidade Harvard. O estudo foi o lado prático do mestrado em saúde pública pela Escola de Saúde Pública da Harvard. 

― Trabalhei com meu orientador, Amil Shah, cerca de três anos nesse estudo. Quando vim para o Acre, em agosto de 2016, já tinha um ano de trabalho e, depois que vim para o Acre, continuamos à distância. E foram muitas noites e fins de semana. Foram várias ligações e 200 e-mails trocados.

Odilson Silvestre contou com a colaboração de Wilson Nadruz Jr., Gabriela Querejeta Roca, Brian Claggett, Scott D. Solomon, Maria C. Mirabelli, Stephanie J. London, Laura R. Loehr e a orientação de Amil M. Shah.

O Journal of the American College of Cardiology tem fator de impacto = 17 –– reflete o número médio de citações dos artigos publicados, ou seja, cada artigo  publicado no jornal foi citado em média  em 17 outras publicações. 

O jornal aceita apenas 10% das pesquisas que são submetidas. Segundo a política do jornal, o artigo aceito tem três características: novidade, verdade e relevância para a prática clínica.

Clique aqui para ler o artigo "Declining lung function and cardiovascular risk" (O declínio da função pulmonar e o risco das doenças cardiovasculares).
Imagem
Médico cardiologista Odilson Silvestre passou a infância e a adolescência na zona rural, entre Brasileia e Assis Brasil
​Fonte: Blog do Altino Machado

Comments are closed.

    Categorias

    All
    Academias
    AMB
    ANAMT
    Ato Médico
    CFM
    Eventos
    Pediatria
    Planos De Saúde
    Saúde
    Sociedades De Especialidades

    Buscar notícias


    Arquivos

    October 2022
    May 2022
    April 2022
    October 2021
    April 2021
    February 2021
    January 2021
    October 2020
    September 2020
    August 2020
    July 2020
    June 2020
    May 2020
    November 2019
    October 2019
    September 2019
    August 2019
    July 2019
    June 2019
    May 2019
    March 2019
    January 2019
    October 2018
    September 2018
    August 2018
    July 2018
    May 2018
    April 2018
    December 2017
    November 2017
    October 2017
    December 2014
    April 2014


    RSS Feed

 Imagem
Imagem
 © 2022 - Todos os direitos reservados 

Institucional

Perfil
Estatuto
Diretoria atual
Galeria de presidentes
Comissões e departamentos

Especialidades

Associe-se

Notícias

Eventos

Contato


R. Valério Magalhães, 366, Sala 04, Bosque - Rio Branco/AC - CEP 69900-685 - (68) 3224-0828 / 99934-5426